Instrumentação Geral
Este curso tem por finalidade formar profissionais responsáveis e conscientes das restrições de movimento e tecnicamente capacitados com conhecimento específico dos procedimentos e instrumentais utilizados em cirurgia geral, cirurgia neurologica e em traumatologia . Esta especialidade requer conhecimento focado para manusear adequadamente os equipamentos, otimizando o tempo clínico do cirurgião durante o trabalho. O Instrumentador Cirúrgico tem como responsabilidade promover a cirurgia mais segura, tanto para o paciente, quanto para toda a equipe.
O Curso de Instrumentação em Cirurgia Geral é um programa de aperfeiçoamento na área de Ambiente e Saúde. Este curso tem como objetivo desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para atuar como instrumentador em cirurgias gerais.
Ao concluir o curso, os profissionais estarão preparados para auxiliar cirurgiões durante procedimentos cirúrgicos, contribuindo para uma cirurgia mais segura tanto para o paciente quanto para a equipe. Além disso, eles terão conhecimentos em esterilização, preparação de instrumentos cirúrgicos, organização do ambiente cirúrgico, habilidades de comunicação eficaz com a equipe cirúrgica, medidas de prevenção de infecções, atuação em situações de emergência e ética e responsabilidade profissional.
Este curso é destinado a profissionais e estudantes das áreas de Enfermagem e Técnico em Enfermagem que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades na instrumentação cirúrgica.
Conteúdo do curso
Anatomia e fisiologia do corpo - ICG
Patologias que acometem as estruturas do corpo-ICG
Trauma do corpo em geral-ICG
Biossegurança no Centro Cirúrgico -ICG
Procedimentos cirúrgicos relacionados a especialidade da cirugia geral,neurologia e ortopedia -ICG
Degermação e escovação cirúrgica E Paramentação cirúrgica-ICG
Montagem da mesa de instrumental de acordo com cada tempo cirúrgico-ICG
Simulação realística do procedimento cirúrgico-ICG
Vantagens
- Especialização em uma área de alta demanda pelo mercado de trabalho; - Contribuição direta em cirurgias complexas; - Amplas oportunidades de carreira; - Remuneração competitiva; - Satisfação do paciente; - Desenvolvimento profissional contínuo; - Trabalho em equipe; - Contribuição para a Saúde Bucal e Geral; - Possibilidade de atuação internacional.
Sobre
O instrumentador cirúrgico é o braço direito do cirurgião durante um procedimento operatório. Ele é o responsável por preparar e fornecer o instrumental e material cirúrgico ao médico ou auxiliar durante a operação. Também é função do instrumentador cirúrgico preparar o ambiente operatório, montar e desmontar equipamentos. O profissional deve conhecer os instrumentos por nome, apelido e gesto para dar o suporte necessário na hora da cirurgia. A presteza e eficácia do instrumentador cirúrgico reduzem o tempo da cirurgia e diminuem os índices de contaminação e de infecção pós-operatórias.
Objetivos
O curso de Instrumentação Cirúrgica egeral tem como principal objetivo preparar profissionais para desempenhar um papel crucial em cirurgias e procedimentos relacionados à cirurgias gerais,orotpedica e neurologicas. Os objetivos específicos deste curso incluem:
* Preparar Profissionais Qualificados: Capacitar os alunos com conhecimentos teóricos e habilidades práticas necessárias para auxiliar os cirurgiões durante os procedimentos cirúrgicos;
* Desenvolver Habilidades de Comunicação: Treinar profissionais em comunicação eficaz com a equipe cirúrgica, incluindo o cirurgião, a equipe de enfermagem e outros profissionais de saúde;
*Apoiar o Cirurgião: Auxiliar o cirurgião durante procedimentos, fornecendo os instrumentos e materiais necessários, monitorando a condição do paciente e seguindo as instruções da equipe cirúrgica;
* Ética e Responsabilidade Profissional: Inculcar princípios éticos e de responsabilidade profissional para garantir um atendimento de alta qualidade e respeito aos direitos dos pacientes.
Critérios para seleção do candidato
Profissionais da área da saúde (mínimo 50% do curso)
Público Alvo
O curso de Instrumentação Cirúrgica é destinado aos profissionais e estudantes das áreas de enfermagem, que desejam obter maior conhecimento e domínio na instrumentação cirúrgica com ênfase em traumatologia, cirurgia neurologica e cirurgia geral .
Diferenciais
O diferencial para quem faz o curso de Instrumentação Cirúrgica , inclui especialização em uma área específica da cirurgia, maior demanda no mercado de trabalho, contribuição valiosa para cirurgias , aumento das oportunidades de carreira, remuneração competitiva, satisfação do paciente, desenvolvimento profissional contínuo, trabalho em equipe e contribuição para a saúde geral dos pacientes. Esse curso oferece uma especialização que pode resultar em uma carreira gratificante e recompensadora.
Pré-requisitos
Profissionais da área da saúde (mínimo 50% do curso)
Com um leque de funções no setor de saúde, o mercado de trabalho em Instrumentação Cirúrgica vem crescendo a cada dia nos últimos anos. São muitas vagas de trabalho para esses profissionais, principalmente, pela grande quantidade de hospitais e clínicas existentes no país. Não há dúvidas de que profissionais especializados nesta área do conhecimento fazem a diferença no processo seletivo para trabalhar em equipes especializadas neste segmento.
Nos módulos serão abordados conteúdos como: Anatomia e fisiologia do corpo; patologias que acometem as estruturas do corpo; traumas do corpo em geral, traumas na cabeça, biossegurança no Centro Cirúrgico; procedimentos cirúrgicos relacionados a especialidade de cirugia geral,neurocirurgia e orotpedia; degermação e escovação cirúrgica; paramentação cirúrgica; técnica para calçar luvas; montagem da mesa de instrumental de acordo com cada tempo cirúrgico; utilização de implantes e materiais especiais nas cirurgias ; entrega do instrumental solicitado respeitando a técnica correta; simulação realística do procedimento cirúrgico.
Presteza e eficácia, iniciativa e rapidez integram o perfil de um instrumentador cirúrgico. E ter atenção total para cumprir bem sua tarefa, que é de extrema importância e alta responsabilidade. A primeira atitude é vestir o uniforme privativo, incluindo luvas, gorro, máscara e proteção para os pés.
O campo de atuação é vasto; ele pode atuar em consultórios, clínicas médicas, hospitais públicos e privados (regime CLT), como autônomo em uma ou mais equipes particulares, em empresas como representante de material cirúrgico, entre outro
Em destaque
Cursos com grande procura!